Como tirar nódoas de alcatrão da roupa

3-10-2010

As nódoas de alcatrão na roupa podem surgir de formas algo inesperadas, como por exemplo uma criança traquina que decidiu brincar na rua e de repente chega-nos a casa com aqueles calções novos carregadinhos de alcatrão. Ou então você vai dar uma voltinha de bicicleta num dia de Verão, tem o azar de cair e além de um joelho esfarrapado, leva de bónus a roupa com alcatrão. Lindo e agora?

Bom, temos a solução para ajudar a tirar nódoas de alcatrão da roupa e não passa por jogá-las no lixo como costuma ser inevitável…

Aprenda como tirar nódoas de alcatrão da roupa

Muito importante: com nódoas de alcatrão é importante que nunca, mas mesmo nunca chegue a roupa manchada de alcatrão a uma fonte de calor. Por exemplo secadores e outras fontes de calor só farão com que a nódoa de alcatrão se agarre de vez à sua roupa e nunca mais saia!

Dica 1:

Pegue num saco de plástico transparente (não use sacos dos supermercado com tinta!), coloque bastantes cubos de gelo lá dentro, feche e coloque o saco por cima da nódoa. Quando achar que a nódoa de alcatrão está quase congelada (bom, não vai congelar mas após alguns minutos fica muito fria de certeza), pegue num utensílio como uma colher, ou a parte de trás de uma faca e raspe a mancha. A ideia é petrificar a nódoa e raspá-la da roupa. Há quem use um método mais drástico e coloque mesmo a roupa no congelador e proceda da maneira que falamos. Já agora não use a parte cortante da faca, pois ao raspar pode danificar para sempre a sua roupa.

Dica 2:

Gasolina. Calma, não vamos incendiar a sua blusa preferida! Pegue num pouco de gasolina e coloque umas gotas sobre a nódoa. A gasolina irá quebrar as moléculas do alcatrão e depois é só passar a roupa por água corrente, lavar normalmente e já está. Lembre-se neste caso que a gasolina é altamente inflamável e que para fazer isto deverá estar num espaço muito bem arejado. Repetimos, tenha muito cuidado ao manusear este produto!

Dica 3:

Use óleo de bebé. Sim aquele óleo com que esfregou a sua fofura. Faça o mesmo com a nódoa, esfregue gentilmente a mancha de alcatrão, deixe repousar uns 5 minutos, passe por água corrente, lave com detergente e sua mancha terá saído.

Esperamos que consiga tirar as nódoas de alcatrão que quase arruínam por completo uma peça de roupa.

Nota: Como sempre tenha imenso cuidado na utilização destas dicas. Desde já avisamos que os resultados não são garantidos e que de tecido para tecido os resultados podem variar.
Tags:como tirar alcatrão da roupa, Qual a melhor forma de remover uma nódoa de alcatrão?, como tirar nódoas de alcatrão, Qual a melhor forma de remover uma nódoa de alcatrão, tirar nodoas de alcatrao, como tirar nodoas de alcatrao da roupa, remover nódoa de alcatrão, como remover nodoa de alcatrão, remover nodoas de alcatrao, como tirar nódoa de alcatrão,
  1. Joaselito Mora
    21-10-2012 às 02:39 | #1

    A melhor forma de remover uma nodoa de alcatrao é chegando um fósforo! kkkkkk…. Brincadeira viu. Tentei a 1ª dica e deu certo. Grato.

  2. Cornelia
    22-10-2012 às 14:15 | #2

    Qual a melhor forma de remover uma nódoa de alcatrão? Me perguntava isso depois do meu marido ter feito a asneira de se sujar todo. A dica 1 deu certo.

  3. carla
    13-9-2016 às 16:11 | #3

    tenho uma mancha de alcatrao ja alguns meses numa packer (uma casaca de um tecido muito fino) so reparei agira na mancha. o metodo 1 resulta?

  1. Sem trackbacks.