Como tirar nódoas de chá da roupa

1-9-2012

nodoa-de-cha-na-roupaO chá é uma bebida óptima de Inverno e Verão. Nas estações mais frias bebe-mo-lo quente, para aquecer o corpo no interior; nas estações mais quentes tomamos esta bebida fria ou gelada, muitas vezes adicionando cubos de gelo. No entanto, apesar de saber tão bem, provoca um dissabor enorme quando cai na roupa e notamos que fica uma mancha. Pois é, o chá (preto) pode mesmo criar uma mancha no tecido da sua roupa. O chá preto, referido anteriormente, é o tipo de chá que mais provoca nódoas quando cai na roupa e o mais complicado de remover.

Aprenda como tirar nódoas de chá da roupa

A maioria das pessoas não sabe como eliminar este tipo de nódoas, pensando que é impossível de o fazer. Por isso, neste espaço queremos que fique informado, de maneira detalhada e variada, sobre como remover nódoas de chá da sua roupa.

Dica 1 (Detergente da loiça):

Coloque a roupa manchada de molho num recipiente. Adicione duas colheres de sopa com detergente da loiça. Junte um copo de água. Deixe actuar durante trinta minutos, no mínimo. Caso a nódoa não seja recente, deixe-a toda a noite nessa mistura.

Dica 2 (Detergente de pré-lavagem):

Lave a peça manchada em água quente com lixívia apropriada ao tecido. A água deve ser quente, mas de acordo com a temperatura que o tecido permitir, para que a mancha de chá seja passível de ser eliminada. Nunca seque a peça de roupa se a nódoa não tiver saído, caso contrário ela torna-se ainda mais difícil de eliminar.

Dica 3 (Vinagre):

O seguinte método pressupõe o preparado abaixo:
– Dois copos de água fria;
– Uma colher de sopa de detergente da loiça;
– Uma colher de sopa de vinagre;
Misture os produtos e aplique na nódoa. Com um pano branco, esfregue a mancha até ela sair. Repita o processo até a eliminação total da mesma. Por último, já com o tecido livre da nódoa, lave a roupa normalmente e deixe-a secar. Estará como nova!

Dica 4 (Sal):

O sal é um produto muito utilizado na remoção de nódoas de chá preto. Para tal, terá de fazer uma pasta caseira, junto água e bicarbonato de sódio. Quando esta estiver feita, esfregue a mancha com uma escova de dentes, que esteja previamente molhada na mistura (pode utilizar um pano branco, em substituição da escova de dentes). Estas duas componentes juntas serão implacáveis na remoção da nódoa mencionada, de forma natural, porque não estará a adicionar elementos químicos que possam estragar as propriedades do seu tecido
No entanto, não deixe a solução actuar por muito tempo, deixe apenas o necessário para que a mancha seja absorvida e eliminada pela mistura.

Como sempre, é necessário ter sempre em atenção a características da roupa manchada e se são passíveis, ou não, de ser submetidas a este tipo de processo que envolvem produtos que, em alguns casos, podem danificar certos tecidos.

Categorias: Nódoas de bebidas Tags:
  1. ariany
    6-12-2013 às 22:48 | #1

    esqueceu dde colocar as quantidades certas dos ingredientes da dica4

  1. Sem trackbacks.