Como tirar nódoas de fruta da roupa

6-5-2012

nodoa-de-fruta-na-roupaA fruta é um alimento que quase todas as pessoas gostam. No Verão, principalmente, há tendência para comer mais os frutos silvestres, ou vermelhos como chamam na gíria. No entanto, quando cai na roupa, a fruta pode deixar uma nódoa terrível, bem visível e difícil de retirar.

Aprenda como tirar nódoas de fruta

Abaixo deixamos algumas dicas para tirar manchas de fruta da roupa de acordo com o tipo de tecido.

Dica para tecidos sintéticos, fibras e lã

Use sumo de Limão deste modo: esfregue a zona afectada com um pano molhado em água fria, de fora para dentro. Posteriormente, coloque o sumo do limão puro sobre a nódoa e esfregue. Pode usar, também, pedaços de limão. Aplique um creme próprio para remover manchas sob a nódoa, para que a sujidade se solte. Depois, lave a roupa em água limpa, debaixo da torneira, incidindo sobre a mancha. Por último, meta-a na máquina, como faz normalmente, e deixe secar. Ficará como nova. Retire o excesso de líquido e deixe secar.

Se a mancha persistir aplique um creme para eliminar manchas, mas líquido. Coloque-o numa esponja e deixe actuar durante alguns minutos, enquanto a nódoa vai sendo eliminada. Quando a esponja estiver completamente cheia, troque-a por outra com o mesmo produto. No final, lave bem a peça de roupa com água limpa.

Em último caso, se a mancha não desaparecer, a solução é deixar a peça de roupa de molho, numa mistura de água e um produtos próprio para o efeito.

Dica alternativa para tecidos sintéticos, fibras e lã

Pegue numa esponja e molhe-a em água limpa. Cubra a zona afectada e deixe actuar durante 30 minutos. Adicione bastante água com detergente para que ela fique sempre húmida durante o processo, sem deixar que a zona molhada se alastre para além da que está manchada. Quando a mancha desaparecer, lave a peça de roupa com água e deixe-a secar ao ar livre.

Dica para tecidos de nylon e poliéster

Quando cair fruta na sua roupa e a mesma deixar uma mancha, lave-a de imediato em água fria. Esprema um limão e esfregue sobre a nódoa o sumo do mesmo, ou então utilize pedaços de limão para o efeito. Por último, lave bem a zona com água fria, novamente, torça e deixe secar à maneira tradicional.

Dica alternativa para tecidos de nylon e poliéster

Caso ainda reste algum vestígio da mancha de fruta faça o seguinte: deixe a roupa de molho dentro da mistura seguinte:
– ¼ Água morna, num recipiente médio;
– ½ Colher de chá de detergente pra a loiça ou sabão para a roupa;
– 1 Colher de sopa de vinagre branco.

Deixe a roupa nesta mistura durante 15 minutos. Posteriormente retire-a, lave-a bem em água limpa. Veja se a nódoa saiu e caso tenha sido eliminada pode lavar a roupa normalmente.
Nunca se esqueça que cada roupa tem as suas características. Por isso, veja sempre o que a compões para verificar se a mesma irá fazer reacção com os produtos que indicamos. Caso não faça siga os passos tal como aconselhamos para que tudo corra como o previsto. Se vir que a roupa faz reacção, como por exemplo desbotar, passe-a por água rapidamente.

Tags:como tirar nódoas de fruta da roupa, nodoas de fruta, tirar nodoas de fruta, como tirar nódoas de fruta, tirar nodoas de fruta da roupa, como tirar nódoas de frutos vermelhos, como tirar nódoa de fruta da roupa, tirar mancha de nespera,
Categorias: Nódoas de comida Tags:
  1. Sem comentários.
  1. Sem trackbacks.