Como tirar nódoas de laranja da roupa

16-10-2010

O sumo das laranjas ou de outros frutos, podem actuar como tinta natural. É esta a dura realidade. Basta para isso que deixe a nódoa permanecer no tecido tempo demais e recuperar uma peça de roupa, neste caso, manchada de laranja, pode tornar-se impossível.

Assim, um dos segredos, se é que isto é um segredo, mas adiante, para tirar nódoas de laranja é mesmo “atacar” a nódoa o quanto antes para não deixar que o ácido cítrico e os pigmentos laranja deste fruto, se incrustem na roupa para sempre.

Aprenda como tirar nódoas de laranja da roupa

A dificuldade para tirar manchas de laranja é relativamente baixa. Basta seguir as dicas seguintes e recuperará com sucesso a sua roupa manchada.

Dica 1:

Raspe a maior parte da nódoa que conseguir, isto é, retire o máximo de pedaços de laranja que possam ter ficado na superfície do tecido. Use uma faca (como sempre tenha cuidado para não danificar o tecido), ou uma colher (talvez a opção mais segura). Depois deite umas gotas de detergente da loiça na nódoa e deixe repousar por 5 minutos. Após esse período, com a ponta dos dedos esfregue apenas um pouco. Vire a peça de roupa do avesso e deite água quente (de acordo com o que a roupa suportar) de dentro para fora da nódoa. Se a nódoa de laranja persistir, repita o processo as vezes necessárias.

Dica 2:

Nesta dica, faremos o recomendado acima mas de forma diferente e com algumas alterações, uma delas é a lixívia para tecidos delicados. Assim, peque no tecido que tem nódoas de laranja, raspe os restos de laranja e num recipiente com água fria coloque a quantidade de lixívia de cor recomendada (leia as instruções da embalagem). Depois coloque a peça de roupa manchada de molho de um dia para o outro. Depois pegue como anteriormente na peça de roupa do avesso e deite-lhe água quente. Lembre-se de dentro para fora da nódoa. Se não sair a mancha, coloque detergente da loiça sobre a nódoa e proceda como recomendado na dica 1. Em princípio isto será o suficiente.

Temos de fazer uma ressalva. Em nódoas de laranja que se deixarem secar [e passar muito tempo], é muito provável que não haja nada a fazer. Será muito difícil tirar nódoas de laranja da roupa que por exemplo guardou manchada e agora tenta recuperar. Lamentamos mas é como dissemos no início, a laranja é uma tinta natural extremamente forte e isso torna-a muito complicada de remover depois de a deixarmos incrustar nas fibras do tecido.

Tags:como tirar mancha de suco de laranja, como tirar nodoas de laranja, como tirar mancha de laranja da roupa, como tirar manchas de laranja da roupa, tirar nódoas de laranja, nodoas de laranja, como tirar mancha de suco de laranja da roupa, como tirar nodoas de laranja da roupa, como tirar mancha de laranja, tirar nodoas de laranja da roupa,
Categorias: Nódoas de comida Tags:
  1. Sem comentários.
  1. Sem trackbacks.