Como tirar nódoas de tinta de caneta da roupa

18-10-2010

Em algum ponto das nossas vidas seremos confrontados com nódoas de tinta de caneta na roupa. Ou o marido colocou uma caneta no bolso da camisa e com o calor esta manchou a roupa, ou os miúdos sujaram as camisolas de marcador… Enfim há infelizmente muitas formas de virmos a enfrentar uma nódoa destas.

É importante que saiba desde já que tirar nódoas de tinta de caneta da roupa é das tarefas mais difíceis no que toca aos cuidados com a roupa. Saiba que em muitos casos será mesmo impossível de recuperar a roupa manchada. Lamentamos mas é esta a realidade.

Aprenda como tirar nódoas de tinta de caneta da roupa

Há vários tipos de tinta de caneta. Assim iremos dividir este artigo de forma diferente do habitual. Não daremos várias dicas para a mesma nódoa, mas antes, dicas para cada tipo de nódoa de tinta de caneta. Um teste simples para saber a base com que é feita a tinta é mesmo cheirando-a.

Dica para tinta à base de água:

Nesta categoria caem alguns marcadores dos miúdos e outros utensílios de escrita.

Pegue em papel de cozinha (ou um papel absorvente qualquer), coloque a roupa manchada por cima e com um pano molhado numa solução de água e detergente da loiça, aplique sobre a nódoa. Vá substituindo o papel e limpando o pano com que esfrega a nódoa. Repita este processo as vezes necessárias até remover a nódoa de tinta. Uma nota importante: substitua mesmo o papel, não o mova de um lado para o outro por baixo da nódoa, senão correrá o risco de espalhar esta mancha pela roupa toda!

Dica para tinta à base de álcool:

Nesta categoria cai a maioria das canetas e marcadores que utilizamos diariamente. Para esta nódoa daremos 3 dicas diferentes:

1 – Benvindo (a) a uma das piores nódoas de remover com que podemo-nos confrontar. Esta é uma nódoa quase impossível de retirar, mas tentar não custa. Aqui vai então a nossa dica, esperemos que funcione consigo.

A primeira opção é esfregar álcool. Dê à nódoa a provar do seu próprio veneno. Vingue-se! Assim, pegue em algumas folhas de papel de cozinha, coloque o tecido manchado por cima e comece a esfregar a nódoa de dentro para fora. Nota: em alguns casos isto só piora a situação, portanto se vier que está a regredir, pare de imediato. O papel por debaixo do tecido começará a absorver parte da tinta e terá de ser substituído rápida e frequentemente. Depois disto, lave a parte manchada com detergente normal e com água quente (à temperatura máxima que o tecido tolerar).

2 – Se isto não funcionar, tente repetir todo o processo anterior mas com acetona para remover verniz das unhas. Lembre-se que alguns tecidos se dão muito mal com este químico.

3 – Nenhuma das dicas anteriores funcionou? Medida desesperada: use um desses removedores de tinta que se pode comprar nos supermercados. Saiba que muitos são feitos à base de álcool, outros de acetona, portanto tenha os cuidados necessários e leia com muito cuidado as instruções da embalagem.

Esperemos que para a próxima não se esqueça das canetas nos bolsos, ou que antes de por os miúdos a colorir desenhos se lembre de lhes dar um avental apropriado (ou vista-lhes roupa que eles possam estragar).

Tags:como tirar tinta de caneta da roupa, como tirar nodoas de caneta, como tirar nódoas de tinta de caneta da roupa, tirar nodoas de caneta, como tirar nodoas de tinta, tirar nodoas de tinta, tirar nodoas de tinta de caneta, nódoas de tinta, como tirar nodoas de tinta de caneta, como tirar nodoas de marcador,
  1. Isabel Gomes
    3-6-2012 às 01:04 | #1

    Partilho:depois de ler vosso o conselho ganhei coragem e consegui retirar tinta permanente azul do bolso e da frente de uma camisa nova de algodão cor de rosa utilizando lixívia neoblanc em gel, levemente diluída. A camisa estava húmida porque antes utilizei leite quente que retirou qualquer coisa,mas manchou, depois tentei com álcool e não resultou; de seguida passei a camisa por água, e utilizei a última das hipóteses: lixívia esperando ficar com a camisa estragada.Fiz assim: com a camisa húmida, coloquei uma toalha sob o local da nódoa, com o dedo fui aplicando com pequenos toques e com cuidado e área que manchou com o leite saíu; no local da costura do bolso fiz o mesmo, mas como a concentração de tinta era maior e tinha as costuras e dobras do tecido, aclarou, não saíu completamente mas não manchou e estabilizou a nódoa.Como a nódoa ficou muito pequena e apenas na costura do bolso, resolvi retirar a etiqueta da marca, que estava no bordo superior do bolso e cosi por cima da pequena nódoa, tapando-a.Ficou óptimo! Da minha experiencia a Neoblanc é a melhor lixívia para roupa, a ideia de ee em gel não salpica, e resultou.Espero que ajude a salvar outras peças de roupa.

    • admin
      3-6-2012 às 23:21 | #2

      Isabel fantástico ter conseguido recuparar a camisa. Todos sabemos a sensação de ficar com uma peça de roupa inutilizada.

  2. sonia
    28-8-2012 às 10:19 | #3

    com leite quente também é uma boa forma de retirar tinta de canetas

  3. Carla Alves
    20-10-2012 às 22:57 | #4

    Queria saber como tirar caneta de cabeadal e aprendi, muito obrigada :)

  4. Ana
    1-12-2012 às 11:43 | #5

    Muito obrigada pelas dicas! Já consegui tirar as nódoas da tinta de papel químico que teriam estragado o meu bordado. Foi difícil, mas funcionou :)

  5. 10-2-2014 às 02:18 | #6

    Boa noite a todos.
    É muito simples tirar qualquer espécie de nódoa da roupa, de carpetes, de qualquer tipo de tecido.
    Sem mexer rigorosamente com nada na nódoa, portanto, estando seca ou não, produzimos saliva na nossa boca, muito limpa, fazer os possíveis para conseguir saliva em quantidade suficiente, cospe-se na nódoa toda e esfrega-se com um pedaço de sabão azul e branco, se não se tiver sabão azul e branco, o detergente para lavar loiça tipo sonasol também serve; vai-se esfregando a nódoa com a mistura, se for preciso adiciona-se mais saliva e sabão até a nódoa desaparecer; se magoar as mãos e a peça suportar pode-se usar uma escova. Regra geral a nódoa desaparece por completo, se ainda tiver alguns vestígios não faz mal, a lavagem, que de seguida, na máquina ou à mão, se fará acabará por eliminar a nódoa por completo.
    Outra maneira de tirar nódoas é com iogurte, mas é um pouco arriscado, dado que o iogurte come a cor, também o leite quente para as nódoas de tinta, às vezes, funciona, comigo, não sei porquê, nunca deu um resultado perfeito. A benzina também tira bem algumas nódoas, sobretudo peças que tenham tido contacto com cola. A dica que dei, e que já vem dos tempos dos avós da minha mãe, nunca falha. Atenção à força com que se esfrega a nódoa, esta deve ser mais ou menos forte conforme o tecido.

    P.s. peço desculpa por ter repetido o comentário, mas reparei que tinha um erro no primeiro mentário tornava difícil a compreensão da frase.

  1. Sem trackbacks.