Como tirar nódoas de verniz das unhas da roupa

14-5-2012

nodoa-de-verniz-das-unhas-roupaPintar as unhas é um hábito que quase todas as mulheres têm. Vermelho, rosa, azul, coral e até amarelo, todas essas cores estão em voga e, apesar de já terem sido consideradas excêntricas, a verdade é que hoje todas as manicuras dispõem de um vasto leque, para as mais variadas freguesas.

Outras mulheres, por motivos económicos, ou não, preferem pintar as unhas em casa. A realidade é que os vernizes já não são caros e qualquer pessoa pode adquiri-los.

Mas, tanto as mulheres que fazem em casa como as manicuras, não estão livres de terem um azar. O verniz é algo líquido e facilmente cai em cima de um pano, da bata do serviço ou de uma peça de roupa que tenhamos vestido. Tirar essa nódoa torna-se um pesadelo porque este é um produto que seca rapidamente, torna-se muito aderente e é um problema para conseguirmos removê-lo.

O que nunca pensou, é que a solução estava mais próxima de si, do que pode imaginar. Ao pintarmos as unhas temos sempre connosco um elemento essencial para retirar o verniz, caso a unha fique borrada: a cetona. Pois é, este produto é a solução maravilha para retirar as nódoas de verniz (da unha) que mancham a sua roupa.

Aprenda como tirar nódoas de verniz das unhas da roupa

Siga o seguinte processo caso algum dia esse azar lhe aconteça.

Dica da acetona:

– Coloque a zona da mancha da roupa virada para baixo. Desta maneira, a acetona vai limpar completamente o verniz, das fibras do tecido;
– Sobre ela, estenda algumas folhas (sobrepostas) de papel absorvente. Pode também substituí-lo por um pano branco.
– Derrame acetona sobre o papel ou sobre o pano e esfregue a zona manchada.
– Lave a parte manchada com água fria e verifique se a nódoa saiu;
– Caso ainda não esteja completamente eliminada, repita o processo de novo, as vezes necessárias, até a nódoa saia 100%

Saberá que está livre da mancha quando, ao limpar a zona com a acetona sobre o papel ou pano branco, estes não ficarem com a cor do verniz. Por isso, verifique sempre este fato.

Aquando da repetição do processo, coloque sempre o pano branco ou o papel absorvente. Só assim estará a evitar que o verniz não passe para outra zona da roupa.
Após o processo, coloque a roupa na máquina com detergente da roupa, como faz habitualmente. Não necessita de colocar com outro tipo de produtos para nódoas.

Quando a máquina acabar a lavagem, verifique se está livre da nódoa. Caso ainda haja algum vestígio, torne a lavá-la, mas desta vez com um produto próprio para tratamento da roupa. (Pode ser lixívia para roupas delicadas).

Importante:

– Não use este método em tecidos com acetato. A acetona derrete as fibras deste tipo de tecidos. Já em roupas de lã e seda, tenha também o máximo de cuidado ao seguir este processo.

– Não coloque a peça de roupa em questão a secar, antes de a nódoa ter sido completamente eliminada. Caso isso aconteça, a mancha ficará ainda mais resistente e, portanto, mais difícil ou impossível de ser removida.

Tags:como tirar verniz da roupa, tirar verniz da roupa, como tirar verniz das unhas da roupa, tirar nodoas de verniz da roupa, yhs-004, como tirar mancha de verniz da roupa, tirar nodoas de verniz, como se tira verniz da roupa, como tirar nodoas de verniz na roupa, como tirar verniz de tecido,
Categorias: Nódoas de produtos pessoais Tags:
  1. Renata
    5-6-2013 às 11:08 | #1

    Ola, é bastante bom encontrar estas explicações mas é possível fazer este processo mesmo depois de o verniz estar seco? Obrigada 🙂

    • admin
      5-6-2013 às 11:42 | #2

      Desconhecemos se isso terá algum resultado aceitável, o mais certo é que não.

  2. Sofia
    27-7-2013 às 15:33 | #3

    oi, eu tou num curso de estetica, e ontem na aula de pratica sojei a minha bata toda cm verniz e agora ta seco como faço para tirar o verniz da bata ? :c

  3. vera
    24-9-2013 às 22:54 | #4

    ola eu gostaria de saber como posso tirar uma nodoa de leite de figo

  4. Luiz
    29-4-2016 às 12:51 | #5

    @Renata
    Não sei se dá certo, copiei de um blog: “Se a mancha for mais velha misturar amônia e terebintina em partes iguais e aplicar na mancha. Depois, lavar muito bem. Vá repetindo a operação, porque a mancha desaparecerá lentamente.”

  1. Sem trackbacks.