Cuidados e alertas na remoção de nódoas





Antes de iniciar qualquer processo de eliminação de nódoas, tenha alguns cuidados para que em vez de eliminar um problema, não vá criar outro.

Queremos que saiba que usar a dica errada, ou o produto errado numa peça de roupa, pode danificá-la de forma permanente. Tenha sempre sentido crítico em relação às dicas que consulta, nomeadamente no nosso site.

 

Cuidados a ter durante a remoção de nódoas

  • cuidado com as dicas que consulta na internet – isso mesmo que está lendo! Tenha cuidado até com as dicas que nós publicamos. Algumas foram testadas, outras não. Não use ácido na roupa, só porque num site na Internet diziam que isso iria remover a mancha da sua roupa! Deu para perceber a ideia? Esperemos que sim. Seja sempre crítico em tudo o que lê!
  • cuidado com as substâncias que usa para tirar nódoas – há substâncias que se usam na roupa, que por serem quase inócuas (inofensivas), mesmo que não removam a nódoa, não a estragam. Outras não! Cuidado no uso de lixívia (de cor ou não), acetona, alcool, até o sumo de limão quando combinado com outras substâncias pode ser perigoso. Muito cuidado!
  • evite misturas de substâncias na remoção de nódoas – se por exemplo num artigo dos nossos sugerirmos alcool, ou até acetona na remoção de determinada nódoa, não quer dizer que deva juntar as duas substâncias ao mesmo tempo. Quer mesmo estragar a roupa de vez, ou explodir com a sua casa? Pense bem antes de misturar químicos.
  • use equipamento de protecção – se vai mexer em produtos químicos, use protecção! Luvas, óculos, aquela coisa para tapar o nariz… Enfim, não custa nada e pode evitar de se magoar.
  • faça sempre um teste no tecido que vai sofrer o processo de limpeza – assim poderá ver qual a reacção da roupa ao produto que irá usar, de maneira a que, ao tentar solucionar um problema, não crie dois.
  • se vir que a roupa fica começa a ficar sem cor, lave-a de imediato com água limpa e coloque um pouco de vinagre para que o processo de desbotagem pare.
  • caso utilize limão para retirar as manchas, faça-o numa zona fechada sem exposição à luz solar. O limão em contacto com o sol pode causar queimaduras e manchas na pele.

E basicamente são estes os cuidados gerais que deve ter na remoção de nódoas. O cuidado mais simples é o bom senso 🙂 . Boa sorte!

Aviso legal

Antes que alguém se lembre de nos incomodar por causa de ter estragado uma peça de roupa, temos de fazer a seguinte advertência.

Use os textos para remover nódoas que temos publicados, por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por qualquer dano que possa surgir na sua roupa, no seguimento do uso de dicas publicadas pelo nosso site.