Numa festa, ao cozinhar, ou num simples jantar a dois, lá surge uma desagradável mancha de gordura. E o dia/noite está estragado! As manchas de gordura alimentar são as nódoas que encontramos com mais frequência na roupa. Muitas pessoas dizem que são definitivas mas a verdade é que até esse pesadelo é removível.
Para ajudá-lo a recuperar aquela camisola que adora ou o casaco que lhe foi tão caro, deixamos algumas sugestões que pode utilizar. Apresentamos, por isso, soluções para vários tipos de tecido porque alguns não toleram todo o tipo de detergentes ou produtos.
Aprenda como tirar nódoas de gordura da roupa
A dificuldade para tirar manchas de gordura é relativamente alta. Mas, se seguir as dicas seguintes e poderá recuperar com sucesso a sua roupa manchada.
Nota importante:
Nunca lave a quente, manchas de gordura frescas (feitas no momento). Se o fizer, a nódoa “coze” e torna-se muito mais difícil eliminá-la.
Dica 1:
Para manchas feitas no momento, utilize papel absorvente para que ele a absorva. Caso já esteja seca, coloque-lhe água oxigenada, deixe actuar uns minutinhos e lave a peça em água fria.
Outra das soluções é, assim que cai gordura na peça em questão, polvilhe a nódoa com pó de talco. Após ser absorvida escove ou aspire o produto e diga adeus à nódoa que lá se encontrava
Dica 2:
Nos tecidos que não pode lavar, ou nos que são mais específicos, como o couro, utilize o pó de talco misturado com tira nódoas. Ambos os produtos, juntos, vão fazer com que seja a nódoa seja removida.
Dica 3:
Para tirar manchas de banha, manteiga, cera ou graxa de tecidos, coloque a parte manchada entre dois mata-borrões e passe, por cima, o ferro quente. Depois, limpe com água quente com sabão.
Dica 4:
Num um tecido que pode ser lavado normalmente, raspe a nódoa ou utilize pó de talco, esfregando, depois, a zona afectada. Este produto absorve a gordura. De seguida, coloque uma gota de líquido da loiça sobre a nódoa e esfregue em seco. Em seguida, lave á mão a zona manchada e, por fim, se vir que a nódoa desapareceu, ponha-a na máquina a lava normalmente.
Nos casos acima indicados recomenda-se a utilização de detergente líquido. Os mesmos contêm mais agentes de limpeza do que o detergente em pó.
Dica 5:
Outra das soluções que pode experimentar é a farinha de batata. Aplique o produto sobre a zona manchada (ela vai absorver a gordura) e escove. . Caso não seja suficiente, çave-a com água gasosa ou sabão. Posteriormente, lave a peça, isoladamente, na máquina em água bastante quente. (Não utilize este método em peças que não sejam passíveis de lavar em água quente)