A fruta é um alimento que quase todas as pessoas gostam. No Verão, principalmente, há tendência para comer mais os frutos silvestres, ou vermelhos como chamam na gíria. No entanto, quando cai na roupa, a fruta pode deixar uma nódoa terrível, bem visível e difícil de retirar.
Aprenda como tirar nódoas de fruta
Abaixo deixamos algumas dicas para tirar manchas de fruta da roupa de acordo com o tipo de tecido.
Dica para tecidos sintéticos, fibras e lã
Use sumo de Limão deste modo: esfregue a zona afectada com um pano molhado em água fria, de fora para dentro. Posteriormente, coloque o sumo do limão puro sobre a nódoa e esfregue. Pode usar, também, pedaços de limão. Aplique um creme próprio para remover manchas sob a nódoa, para que a sujidade se solte. Depois, lave a roupa em água limpa, debaixo da torneira, incidindo sobre a mancha. Por último, meta-a na máquina, como faz normalmente, e deixe secar. Ficará como nova. Retire o excesso de líquido e deixe secar.
Se a mancha persistir aplique um creme para eliminar manchas, mas líquido. Coloque-o numa esponja e deixe actuar durante alguns minutos, enquanto a nódoa vai sendo eliminada. Quando a esponja estiver completamente cheia, troque-a por outra com o mesmo produto. No final, lave bem a peça de roupa com água limpa.
Em último caso, se a mancha não desaparecer, a solução é deixar a peça de roupa de molho, numa mistura de água e um produtos próprio para o efeito.
Dica alternativa para tecidos sintéticos, fibras e lã
Pegue numa esponja e molhe-a em água limpa. Cubra a zona afectada e deixe actuar durante 30 minutos. Adicione bastante água com detergente para que ela fique sempre húmida durante o processo, sem deixar que a zona molhada se alastre para além da que está manchada. Quando a mancha desaparecer, lave a peça de roupa com água e deixe-a secar ao ar livre.
Dica para tecidos de nylon e poliéster
Quando cair fruta na sua roupa e a mesma deixar uma mancha, lave-a de imediato em água fria. Esprema um limão e esfregue sobre a nódoa o sumo do mesmo, ou então utilize pedaços de limão para o efeito. Por último, lave bem a zona com água fria, novamente, torça e deixe secar à maneira tradicional.
Dica alternativa para tecidos de nylon e poliéster
Caso ainda reste algum vestígio da mancha de fruta faça o seguinte: deixe a roupa de molho dentro da mistura seguinte:
– ¼ Água morna, num recipiente médio;
– ½ Colher de chá de detergente pra a loiça ou sabão para a roupa;
– 1 Colher de sopa de vinagre branco.
Deixe a roupa nesta mistura durante 15 minutos. Posteriormente retire-a, lave-a bem em água limpa. Veja se a nódoa saiu e caso tenha sido eliminada pode lavar a roupa normalmente.
Nunca se esqueça que cada roupa tem as suas características. Por isso, veja sempre o que a compões para verificar se a mesma irá fazer reacção com os produtos que indicamos. Caso não faça siga os passos tal como aconselhamos para que tudo corra como o previsto. Se vir que a roupa faz reacção, como por exemplo desbotar, passe-a por água rapidamente.