Pintar as unhas é um hábito que quase todas as mulheres têm. Vermelho, rosa, azul, coral e até amarelo, todas essas cores estão em voga e, apesar de já terem sido consideradas excêntricas, a verdade é que hoje todas as manicuras dispõem de um vasto leque, para as mais variadas freguesas.
Outras mulheres, por motivos económicos, ou não, preferem pintar as unhas em casa. A realidade é que os vernizes já não são caros e qualquer pessoa pode adquiri-los.
Mas, tanto as mulheres que fazem em casa como as manicuras, não estão livres de terem um azar. O verniz é algo líquido e facilmente cai em cima de um pano, da bata do serviço ou de uma peça de roupa que tenhamos vestido. Tirar essa nódoa torna-se um pesadelo porque este é um produto que seca rapidamente, torna-se muito aderente e é um problema para conseguirmos removê-lo.
O que nunca pensou, é que a solução estava mais próxima de si, do que pode imaginar. Ao pintarmos as unhas temos sempre connosco um elemento essencial para retirar o verniz, caso a unha fique borrada: a cetona. Pois é, este produto é a solução maravilha para retirar as nódoas de verniz (da unha) que mancham a sua roupa.
Aprenda como tirar nódoas de verniz das unhas da roupa
Siga o seguinte processo caso algum dia esse azar lhe aconteça.
Dica da acetona:
– Coloque a zona da mancha da roupa virada para baixo. Desta maneira, a acetona vai limpar completamente o verniz, das fibras do tecido;
– Sobre ela, estenda algumas folhas (sobrepostas) de papel absorvente. Pode também substituí-lo por um pano branco.
– Derrame acetona sobre o papel ou sobre o pano e esfregue a zona manchada.
– Lave a parte manchada com água fria e verifique se a nódoa saiu;
– Caso ainda não esteja completamente eliminada, repita o processo de novo, as vezes necessárias, até a nódoa saia 100%
Saberá que está livre da mancha quando, ao limpar a zona com a acetona sobre o papel ou pano branco, estes não ficarem com a cor do verniz. Por isso, verifique sempre este fato.
Aquando da repetição do processo, coloque sempre o pano branco ou o papel absorvente. Só assim estará a evitar que o verniz não passe para outra zona da roupa.
Após o processo, coloque a roupa na máquina com detergente da roupa, como faz habitualmente. Não necessita de colocar com outro tipo de produtos para nódoas.
Quando a máquina acabar a lavagem, verifique se está livre da nódoa. Caso ainda haja algum vestígio, torne a lavá-la, mas desta vez com um produto próprio para tratamento da roupa. (Pode ser lixívia para roupas delicadas).
Importante:
– Não use este método em tecidos com acetato. A acetona derrete as fibras deste tipo de tecidos. Já em roupas de lã e seda, tenha também o máximo de cuidado ao seguir este processo.
– Não coloque a peça de roupa em questão a secar, antes de a nódoa ter sido completamente eliminada. Caso isso aconteça, a mancha ficará ainda mais resistente e, portanto, mais difícil ou impossível de ser removida.
Ola, é bastante bom encontrar estas explicações mas é possível fazer este processo mesmo depois de o verniz estar seco? Obrigada 🙂
Desconhecemos se isso terá algum resultado aceitável, o mais certo é que não.
oi, eu tou num curso de estetica, e ontem na aula de pratica sojei a minha bata toda cm verniz e agora ta seco como faço para tirar o verniz da bata ? :c
ola eu gostaria de saber como posso tirar uma nodoa de leite de figo
@Renata
Não sei se dá certo, copiei de um blog: “Se a mancha for mais velha misturar amônia e terebintina em partes iguais e aplicar na mancha. Depois, lavar muito bem. Vá repetindo a operação, porque a mancha desaparecerá lentamente.”