O morango é um dos fruto mais consumidos em todo o mundo, pelo seu sabor e por tudo o que simboliza (o amor e essas coisas românticas que vocês sabe). É utilizado em jantares e momentos românticos, em sobremesas e até em saladas. Todos procuram o fruto maravilha que, apesar de ser ácido, é muito apreciado por chefes de cozinha na criação de receitas maravilhosas.
No entanto, quando o cai na roupa, pode causar uma nódoa persistente e que só pode ser retirada com algum esforço. Por isso, aqui deixamos algumas dicas para eliminar nódoas de morango.
Aprenda como tirar nódoas de morango da roupa
Para ajudá-lo a recuperar a sua peça de roupa manchada de morango, deixamos abaixo algumas dicas e métodos, ordenadas por tipo de tecido onde tem a nódoa.
Dica para tecidos nylon e poliéster
Esprema um limão e esfregue sobre a nódoa o sumo do mesmo, ou então utilize pedaços de limão para o efeito. Lave bem a nódoa com água fria, outra vez, torça e deixe secar como faz normalmente.
Caso ainda reste algum vestígio da mancha de fruta faça o seguinte. Deixe a roupa de molho dentro da mistura seguinte:
– ¼ Água morna, num recipiente médio;
– ½ Colher de chá de detergente para a loiça ou sabão para a roupa;
– 1 Colher de sopa de vinagre branco.
Espere quinze minutos, enquanto a mistura actua. Depois, leva a roupa em água limpa e veja se a nódoa saiu completamente. Caso isso não se verifique, repita todo o processo.
Dica para tecidos de algodão e linho
Use detergente da loiça. Pegue numa esponja e molhe-a em água com detergente da loiça. Cubra a zona afectada e espere, no mínimo, durante 30 minutos. Adicione bastante água com detergente para que ela fique sempre húmida durante o processo, sem deixar que a zona molhada se alastre para além da que está manchada. Quando a mancha desaparecer, lave a peça de roupa com água e deixe-a secar ao ar livre.
Outras dicas
Sumo de limão
Molhe um pano em água fria e esfregue a nódoa de dentro para fora. Coloque sumo de limão sobre a nódoa e esfregue a zona. Pode substituir o sumo por pedaços de limão. Posteriormente, aplique um produto anti manchas e deixe a nódoa começar a descolar do tecido. Lave a roupa em questão, debaixo da torneira, esfregando a mancha. Para finalizar, lave-a normalmente e deixe-a secar.
Se a mancha não sair coloque uma esponja sob a mesma, mas humedecida com creme anti nódoas. Espere até que a nódoa comece a ser removida. Quando a esponja estiver saturada, substitua-a por outra nas mesmas condições. Por último, lave a peça de roupa normalmente.
Lixívia
Misture água quente com alguma lixívia, não muita, dentro de um recipiente. Se tiver em tecido de cor, utilize lixívia para roupas delicadas. Caso o tecido seja incompatível com a lixívia, pode ser substituí-la pela água oxigenada, juntamente com o sumo resultante do limão espremido. Por último, esfregue bem a zona afectada até ver que a nódoa foi completamente removida.
Como vê, para todos os problemas existe uma solução! E para um fruto tão bom, era um desperdício não comer, com medo de poder mancharia, em definitivo, a sua roupa. Por isso, tente um destes processos para remover manchas de morango da roupa, mas tenha sempre em atenção as características da sua roupa e aos tipo de tecido.
Usei vanish com água quente , ficou branquinha novamente a blusa da farda da minha filha .
Obrigada pelas dicas da forma como devemos tratar a nossa roupa para sairem as nódoas