O sangue torna-se uma nódoa muito difícil de remover. Muitas vezes, água e sabão não chegam para que aquela camisola nova fique limpa, e no estado em que a comprámos.
Por isso, deixamos-lhe algumas dicas para que consiga retirar o sangue que caiu no sua peça de vestuário.
Aprenda como tirar nódoas de sangue da roupa
É importante que saiba que há dois tipos de manchas de sangue: as secas e as recentes. Para cada uma delas há um método distinto para as retirar. Assim sendo deixemos aqui o método adequado para cada uma delas.
Dicas para sangue seco:
As manchas de sangue secas e, muitas vezes, “re-secas” como costumamos chamar, são o pesadelo maior. No entanto, não é impossível recuperar a peça de roupa da qual não retirou a mancha e, só agora se lembrou que tinha de o fazer.
Para conseguir, pode aplicar o seguinte método:
Escove a mancha antes de molhar a peça de roupa, retirando o sangue seco existente. De seguida, coloque a peça num recipiente com água fria, misturada com um detergente que contenha enzima (o mesmo absorve a nódoa). Deixe repousar durante 30 minutos. Caso a nódoa não desapareça, deixe a peça no recipiente mergulhada na mistura indicada, durante a toda a noite. Após estar diluída a mancha, coloque-a na máquina, em pré-lavagem, com detergente da roupa. Posteriormente, lave normalmente a peça usando lixívia, de acordo com as propriedades da roupa.
Caso a mancha de sangue não desapareça à primeira tentativa, repita o processo para que consiga eliminar, definitivamente, a nódoa chata que se apoderou da sua roupa preferida.
Dicas para mancha de sangue “fresco”:
1 – O Truque do amoníaco
Utilize água fria. No entanto, se ela insistir em ficar, coloque-a durante 15 minutos num recipiente com um litro de água morna e os seguintes produtos:
– Meia colher de com detergente para a loiça;
– Uma colher de sopa com amoníaco.
– De seguida, esfregue o a peça com uma escova ou raspe a zona da mancha e seque com um pano absorvente, levemente. (Repita este processo até retirar todas as manchas de sangue da sua roupa.)
– Posteriormente, passe, à mão, a roupa por água e certifique-se que os vestígios de amoníaco estão removidos.
– Por último, lave a roupa normalmente, deixe-a secar, e veja-se livre daquela nódoa que a incomodava.
Não aplique o método em estofos de carro, ou outro tipo de sítios, sem saber com que tipo de tecido está a lidar.
2- O Truque da água Oxigenada
O seguinte método só se aplica a manchas de sangue recentes:
– Lave a peça em água fria e deixe-a de molho durante meia hora.
– De seguida, aplique água oxigenada (basta umas gotas) na mancha de sangue. Deixe o produto actuar e vai notar que a mancha está a diluir.
– Posteriormente, esfregue a zona manchada com água fria e lave-a normalmente. Caso não desapareça por completo, repita o processo.
Este processo aplica-se, também, a lençóis, cortinados, toalhas e todas as outras peças que possa usar em sua cada, ou fora dela.
Nota importante:
Não aplique o método em estofos de carro, ou outro tipo de sítios, sem saber com que tipo de tecido está a lidar.
Eu usei a dica número dois numa camisola que o meu filho manchou quando se magoou numa queda e funcionou.
Muito obrigada!!!
@Carla Sofia Almeida
a minha foi da minha filha que manchou da menstruaçao mas usei a primeira e saiu .
Muito obrigada!!!!!!
Recuprei os calçoes novos .