Como tirar nódoas de tomate da roupa

7-10-2012

nodoa-de-tomate-na-roupaO tomate é muito utilizado em saladas e molhos, e muito frequentemente em receitas com massa, arroz, menus de hambúrguer, entre muitas outras receitas. No entanto é muito aborrecido quando cai em cima do avental, da roupa numa jantar, ou de um vestido muito especial.

Aprenda como tirar nódoas de tomate da roupa

Para ajudá-lo a recuperar a sua peça de roupa manchada de tomate, deixamos abaixo algumas dicas e métodos, ordenadas por tipo de tecido onde tem a nódoa.

Dica para tecidos sintéticos e lã

Esfregue a mancha com água fria, para retirar o excesso de tomate da roupa. Exprima um limão. Depois coloque dentro do sumo adquirido uma esponja e deixe-a absorve-lo. Esfregue a mancha com a esponja. Posteriormente, esfregue-a, de novo, com um pedaço de limão por espremer. Lave bem o tecido com o máximo de água possível. Aplique um removedor de nódoas para que a mesma se solte do tecido. Torne a lavar a roupa e deixe-a secar.

Caso a nódoa persista, aplique de novo um produto anti manchas mas desta vez cubra a zona com pano humedecido com o creme. Deixe acctuar para que a mancha tenha tempo de amolecer. Quando vir que a mancha é inexistente lave a peça de roupa normalmente e seque-a normalmente.

Dica para tecidos de nylon e poliéster

Primeiramente, esfregue a mancha com água fria assim que a mancha for feita. Posteriormente, esfregue a zona com um pedaço limão sumarento, ou então exprima o mesmo e utilize o sumo para o mesmo efeito. Passe o tecido por água e deixe secar. Caso a mancha não tenha saído utilize o método de pré-tratamento de nódoas. Isso pressupõe molhar a peça de roupa em água quente antes de lavá-la na máquina, juntamente com meia colher de chá de detergente da loiça e uma colher de sopa de vinagre branco. Posteriormente deixe a mistura actuar durante 15 minutos e, por último, lave-a a roupa assim que consiga.

Dica para tecidos de algodão e linho

Antes de aplicar este método, tem de verificar se o tecido da roupa em questão não desbota a cor. Se isso não acontecer, estique o tecido sobre uma tigela, e aperte com um elástico.
Deixe correr água sobre essa zona, a uma altura equiparada que vá de meio metro e um metro e meio, sem que não haja respingos. Isto resulta apenas se for aplicado após o tecido ter sido manchado.
Caso não dê resultado, deixe o tecido repousar na seguinte mistura:
– ¼ de água quente. Pode utilizar um recipiente que tem medidas;
– ½ colher de chá de detergente da loiça;
Deixe repousar quinze minutos. Posteriormente lave a roupa com água limpa. Esfregue a zona afectada com álcool e lave poucos segundos depois, quase de imediato.

Dica para tecidos de couro e camurça

Retire o excesso de tomate que estiver no tecido. Misture uma colher de sopa de detergente sabão, num recipiente com tampa, com água morna. Agite-o até fazer muita espuma. Humedeça uma esponja na espuma feita e esfregue a mancha. Por último, enxugue a zona com um pano branco limpo. Utilize este método só para peças de roupa de couro. Caso não elimine a mancha À primeira, repita o processo.

Esperamos que consiga retirar a mancha de tomate da sua roupa e já sabe, na próxima vez que decidir aventurar-se na cozinha, use avental.

Tags:como tirar nodoas de tomate da roupa, tirar nódoas de tomate, como tirar nodoas de tomate, nodoas de tomate, como se tirar tomate da roupa,
Categorias: Nódoas de comida Tags:
  1. Sem comentários.
  1. Sem trackbacks.