Como tirar nódoas de morango da roupa

7-3-2012

nodoa-de-morango-na-roupaO morango é um dos fruto mais consumidos em todo o mundo, pelo seu sabor e por tudo o que simboliza (o amor e essas coisas românticas que vocês sabe). É utilizado em jantares e momentos românticos, em sobremesas e até em saladas. Todos procuram o fruto maravilha que, apesar de ser ácido, é muito apreciado por chefes de cozinha na criação de receitas maravilhosas.
No entanto, quando o cai na roupa, pode causar uma nódoa persistente e que só pode ser retirada com algum esforço. Por isso, aqui deixamos algumas dicas para eliminar nódoas de morango.

Aprenda como tirar nódoas de morango da roupa

Para ajudá-lo a recuperar a sua peça de roupa manchada de morango, deixamos abaixo algumas dicas e métodos, ordenadas por tipo de tecido onde tem a nódoa.

Dica para tecidos nylon e poliéster

Esprema um limão e esfregue sobre a nódoa o sumo do mesmo, ou então utilize pedaços de limão para o efeito. Lave bem a nódoa com água fria, outra vez, torça e deixe secar como faz normalmente.
Caso ainda reste algum vestígio da mancha de fruta faça o seguinte. Deixe a roupa de molho dentro da mistura seguinte:
– ¼ Água morna, num recipiente médio;
– ½ Colher de chá de detergente para a loiça ou sabão para a roupa;
– 1 Colher de sopa de vinagre branco.
Espere quinze minutos, enquanto a mistura actua. Depois, leva a roupa em água limpa e veja se a nódoa saiu completamente. Caso isso não se verifique, repita todo o processo.

Dica para tecidos de algodão e linho

Use detergente da loiça. Pegue numa esponja e molhe-a em água com detergente da loiça. Cubra a zona afectada e espere, no mínimo, durante 30 minutos. Adicione bastante água com detergente para que ela fique sempre húmida durante o processo, sem deixar que a zona molhada se alastre para além da que está manchada. Quando a mancha desaparecer, lave a peça de roupa com água e deixe-a secar ao ar livre.

Outras dicas

Sumo de limão
Molhe um pano em água fria e esfregue a nódoa de dentro para fora. Coloque sumo de limão sobre a nódoa e esfregue a zona. Pode substituir o sumo por pedaços de limão. Posteriormente, aplique um produto anti manchas e deixe a nódoa começar a descolar do tecido. Lave a roupa em questão, debaixo da torneira, esfregando a mancha. Para finalizar, lave-a normalmente e deixe-a secar.
Se a mancha não sair coloque uma esponja sob a mesma, mas humedecida com creme anti nódoas. Espere até que a nódoa comece a ser removida. Quando a esponja estiver saturada, substitua-a por outra nas mesmas condições. Por último, lave a peça de roupa normalmente.

Lixívia
Misture água quente com alguma lixívia, não muita, dentro de um recipiente. Se tiver em tecido de cor, utilize lixívia para roupas delicadas. Caso o tecido seja incompatível com a lixívia, pode ser substituí-la pela água oxigenada, juntamente com o sumo resultante do limão espremido. Por último, esfregue bem a zona afectada até ver que a nódoa foi completamente removida.

Como vê, para todos os problemas existe uma solução! E para um fruto tão bom, era um desperdício não comer, com medo de poder mancharia, em definitivo, a sua roupa. Por isso, tente um destes processos para remover manchas de morango da roupa, mas tenha sempre em atenção as características da sua roupa e aos tipo de tecido.

Tags:como tirar mancha de morango da roupa, como tirar mancha de morango, como tirar nodoas de morango, tirar nodoas de morango, como tirar nodoas de morango da roupa, nodoas de morango, como tirar nódoa de morango, tirar mancha de morango da roupa, nodoa de morango, tirar nodoa de morango,
Categorias: Nódoas de comida Tags:
  1. Rebecca
    29-1-2015 às 16:41 | #1

    Usei vanish com água quente , ficou branquinha novamente a blusa da farda da minha filha .

  1. Sem trackbacks.